domingo, 5 de agosto de 2012

Adoçante engorda?

Após ter sido divulgado um estudo realizado nos Estados Unidos, sobre a possível descoberta de que o consumo de adoçantes pode provocar o aumento de peso em ratos, algumas pessoas ficaram indecisas se devem ou não continuar com o consumo


A pergunta surgiu: todo esforço em trocar o açúcar pelo adoçante foi mesmo em vão?
Ratos foram submetidos ao estudo. Alguns consumiram iogurte adoçado com sacarina. Outros consumiram iogurte com açúcar. Os que consumiram iogurte com sacarina adquiriram mais peso e tiveram um aumento na taxa de gordura corporal. Segundo os autores da pesquisa, o sabor doce causado pelo consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias, porém estas calorias não são ingeridas. O organismo fica desregulado e pede mais comida ou queima menos calorias, o que provoca o aumento de peso.
Acredito que não há necessidade de tanto alarde para esta informação. No momento são necessários outros estudos que possam concluir alguma coisa neste sentido, já que não foram realizados estudos em seres humanos. Além disso, não sabemos se o resultado seria o mesmo se fossem utilizadas outras substâncias adoçantes, como aspartame, acessulfame K, sucralose, entre outras. Não podemos esquecer que diversos fatores devem ser levados em conta no ganho de peso, como sedentarismo, aumento no consumo de outros alimentos, além de ficar muitas horas sem comer ou outros hábitos inadequados.
Defendo que o consumo de adoçante deve ser moderado, por ser um produto industrializado, porém lembrando que é um produto indicado para pessoas com diabetes. Se você apenas deseja eliminar peso, experimente consumir o açúcar em quantidade moderada, junto com a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios.
Para aqueles que se preocupam com sua saúde, fiquem atentos às novas pesquisas e procure sempre consumir um alimento ou bebida o mais natural possível.

beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: