terça-feira, 21 de agosto de 2012

Erros na dieta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Você decidiu que dessa vez emagrece de uma vez por todas, aderiu a um novo estilo de vida, tirou tudo o que não podia do seu cardápio do seu dia a dia e, na hora do ‘tira-teima’ com a balança percebeu que, apesar de todos os seus esforços, não emagreceu nem de longe o que gostaria. Aí você deve estar pensando: "como isso é possível, se deixei as guloseimas e frituras de lado e priorizei alimentos saudáveis?".
De acordo com Alessandra Rocha, nutricionista da Sare Drogarias, um problema comum ao se fazer dietapor conta própria é, de uma lado, melhorar a dieta do ponto de vista nutricional, e de outro, não diminuir a ingestão calórica.
Para emagrecer de forma saudável é preciso garantir ao corpo a ingestão de todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, ao mesmo tempo que o consumo de calorias precisa diminuir. Funciona como uma equação matemática: o número total de calorias ingeridas num determinado período de tempo precisa ser menor que o número total de calorias gastas (metabolizadas) para haver emagrecimento. "Ou seja, sentir um pouco de fome antes de ir dormir, nos primeiros dias de regime, não é apenas comum: simplesmente vai acontecer", alerta a nutricionista.
Existem certas estratégias para driblar a fome, como o fracionamento das refeições, a ingestão de bastante água e de alimentos ricos em fibras. Porém, a pessoa deve entender que nos primeiros dias em dieta, sentir um pouco de fome até que seu organismo se acostume é inevitável. Depois, o organismo se habitua às quantidades menores de alimentos e responde positivamente aos estímulos de uma alimentação nutritiva, rica em fibras e alimentos funcionais. Contar calorias pode ser chato, porém é eficaz para saber a hora de terminar cada refeição.
Quer emagrecer de forma saudável e definitiva? A nutricionista Alessandra Rocha lista alguns dos equívocos cometidos pelas pessoas que decidem fazer dieta sem orientação:
Passar longos períodos sem comer - Fazer jejum é, definitivamente, uma das piores estratégias para perder peso. Emagrecer de forma saudável tem a ver com perder gordura corporal sem se desidratar ou perder massa magra (músculos). Pular refeições, no entanto, ao invés de ajudar, atrapalha o funcionamento do metabolismo e traz mal estar, irritação, mau hálito e outros problemas. "O ideal é fazer seis refeições ao longo do dia, com intervalos regulares", ensina Alessandra. São elas: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino, jantar e ceia. "O café da manhã é a refeição mais importante. É aqui que a pessoa irá 'recarregar' as energias para começar o dia. Deve ser composto por frutas ou sucos naturais, de preferência ricos em vitamina C, pães e cereais integrais e derivados desnatados de leite", afirma.

Só consumir alimentos industrializados light - Produtos industrializados light devem ser consumidos com moderação. Trocar o açúcar convencional pelo adoçante no cafezinho depois do almoço é adequado. No entanto, comer várias fatias de pão light ou várias bolas de sorvete light é sair da dieta. Também se deve ter cuidado com o excesso de refrigerantes light e alguns adoçantes artificiais. " Os níveis elevados de sódio provocam inchaço e o aumento da pressão arterial", alerta a nutricionista.
Não ingerir a quantidade necessária de proteínas - Ovos, leites e seus derivados, peixes e outras fontes de proteínas são fundamentais para emagrecer com saúde. Segundo Alessandra Rocha, o consumo desses alimentos suprime os efeitos da grelina, também chamado de hormônio da fome. "A grelina atua no cérebro, transmitindo a mensagem de fome quando o estômago está vazio. E ao ingerir fontes de proteína, a grelina envia uma mensagem de saciedade para o cérebro, dando fim à sensação", explica a nutricionista.
Não consumir a quantidade necessária de água - A boa hidratação é fundamental para saúde e ajuda a emagrecer. "Beber dois copos de água antes das refeições dá uma sensação de estômago cheio e com isso, a pessoa come menos", diz Alessandra.
Não ler os rótulos dos alimentos - As listas de ingredientes e tabelas nutricionais dos alimentos industrializados trazem uma consciência maior sobre os ingredientes e composição do alimento a ser consumido. "Ao ler a tabela nutricional, a pessoa deve se concentrar nos nutrientes que devem ser limitados na dieta, como gorduras trans, calorias e sódio", finaliza a médica.
beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: