segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Intestino preso! Esse pesadelo pode acabar.

Milhares de pessoas sofrem desse mal. Inchaço, sensação de empachamento, mal-estar, irritação, ninguém merece! Sedentarismo, má alimentação e pouca ingestão de água pode ser o motivo deste problema.

Descubra como você pode melhorar essa situação.
O intestino não precisa funcionar como um "reloginho", isso é muito individual, conforme a necessidade de cada organismo. De acordo com alguns médicos, pode-se considerar normal, o intestino funcionar de duas vezes ao dia até duas ou três vezes por semana. Além da freqüência, a consistência das fezes e a quantidade eliminada, depende muito do quanto e do que você come.
Geralmente a primeira opção de quem sofre com prisão de ventre é o uso de laxantes, porém, alerto a todos que tomem muito cuidado com o uso excessivo, pois dessa forma pode agredir a flora intestinal. Depois de um tempo o seu organismo pode se tornar dependente do laxante, ou chegará um tempo em que nem fará mais efeito.
O uso de laxantes só deve acontecer sob prescrição médica e por um período muito curto. E para aqueles que utilizam laxantes para eliminar alguns quilinhos, afirmo que não adianta nada. Você apenas perderá líquido e nutrientes.
Para que o seu intestino funcione melhor, faça um teste, mude alguns hábitos. Passe a consumir fibras solúveis e insolúveis diariamente, se possível em todas as refeições acrescente um alimento fonte de fibras, exemplos de alimentos: frutas (sempre que der com a casca e bagaço), verduras e legumes (de preferência crus), alimentos integrais (pão, biscoito, arroz, torrada), aveia, farelo, semente de linhaça, etc.
Água! Muita água, se o aumento no consumo de fibras aumentar e a ingestão de água for pouca, a situação pode piorar ainda mais. Por isso beba cerca de dois litros de água todos os dias. Mexa-se! Praticar exercícios também colabora com o bom funcionamento do trânsito intestinal.
Se mesmo depois de mudar estes hábitos você ainda sentir dificuldades para evacuar, consulte seu médico e veja o que está acontecendo. Faça o tratamento indicado e livre-se de vez desse pesadelo!

beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: