segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O que é cetogênica e estado de cetose !!!!!!!!!!!!!!!!!


Como funciona a cetogénica?

Para percebermos o funcionamento desta dieta, precisamos de falar no papel da insulina. A insulina é a hormona que faz com que as células do corpo absorvam a glicose, armazenando-a no fígado e nos músculos sob a forma de glicogénio.

A insulina é segregada pelo pâncreas em resposta aos hidratos de carbono que consumimos. Se tivermos uma dieta que restrinja os hidratos de carbono, os níveis de insulina irão ser baixos. Se o organismo não puder recorrer ao glicogénio para produzir energia (porque não o tem disponível), então a solução será recorrer aos depósitos de gordura. Nesta situação, os lípidos que se encontram no tecido adiposo serão transferidos para o fígado para serem então usados na produção de energia.

Estado de cetose

Quando o corpo não tem hidratos de carbono para usar como energia, ele vai passar a metabolizar gordura como fonte de energia, produzindo cetonas – ou corpos cetónicos – (produtos da catabolização dos ácidos gordos).
As proteínas musculares são poupadas e o organismo começa a queimar gordura… o cenário ideal para quem pratica musculação. Para além disso, esta dieta ainda aumenta a produção de testosterona, hormona fundamental para os ganhos de massa muscular

beijos

Carol Foltran




Nenhum comentário: