terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que é Banda Gástrica Ajustável?????????????


A Banda Gástrica Ajustável  é um dispositivo de silicone colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce.

Por não haver cortes ou grampeamentos do estômago, a banda gástrica ajustável é um tratamento reversível.

O seu efeito é deixar o estômago em formato de “ampulheta”, restringindo a parte superior para a recepção de alimentos. Assim, a pessoa ingere pouca quantidade de comida e fica satisfeita mais rapidamente.

Para quem é indicada a Banda Gástrica Ajustável?

A indicação de qualquer tratamento só pode ser feita por médico especialista, com base no quadro específico de qualquer paciente. O requisito para a colocação da Banda Gástrica Ajustável é de que o paciente possua um IMC superior a 35 kg/m² e doenças associadas, como pressão alta, diabetes.

Como é feita a colocação da Banda Gástrica Ajustável?

A colocação da Banda Gástrica Ajustável é feita por meio de cirurgia vídeo-laparoscópica, com duração aproximada de 35 minutos e não há corte ou grampeamento no estômago. Como é um tratamento pouco-invasivo, o tempo de internação é de somente um dia em hospital ou em clínica.

Quais são os resultados esperados para quem colocou a Banda Gástrica Ajustável? Existem efeitos colaterais?

O tratamento da Banda Ajustável é eficiente para perda e manutenção de peso. Um ano após a colocação da Banda Ajustável é possível observar melhoria nos níveis de glicemia e insulina de jejum mesmo em pacientes diabéticos. A sensibilidade à insulina a e função da célula beta melhoram substancialmente com a perda de peso provocada com a Banda Gástrica Ajustável. Com isso, é possível a redução no uso de medicação hipoglicemiante oral.

Nunca foi registrado nenhum caso de rompimento de Banda Gástrica Ajustável dentro do estômago. A colocação e a permanência da Banda Ajustável não devem causar efeitos colaterais. Normalmente, o usuário não deve sentir qualquer desconforto, mas há poucos casos em que o ajuste da Banda Ajustável é necessário, o que é orientado pelo seu médico

Quais são os cuidados necessários para quem colocou Banda Gástrica Ajustável?

O acompanhamento periódico realizado por médico para quem colocou a Banda Ajustável, como em qualquer cirurgia bariátrica, é imprescindível. Além disso, é ideal que a pessoa tenha acesso a um tratamento multidisciplinar, contribuindo para uma mudança de estilo de vida e para resultados ainda mais satisfatórios.

beijos

Carol Foltran


Nenhum comentário: